EPB ENGENHARIA

1626925526766877 1
04
jul 22

Nós aqui da EPB Engenharia e Inspeções temos recebido uma série de dúvidas por parte dos empregadores rurais, as quais buscaremos esclarecer para que haja atenção adequada a todas exigências em relação a contratos e ambiente de trabalho, evitando ou prevenindo fiscalização e multas.

A NR31 tem finalidade de regulamentação dos temas ligados à saúde, higiene e segurança do trabalho rural. Os empregadores rurais devem ficar atentos para a implementação da NR31, para tanto, devem consultar profissionais que estejam atualizados, a fim de evitar ações judiciais e penalidades.

O meio rural que tem por cultura a informalidade, é chamado a também adaptar-se a referidos regramentos, o que na medida do possível deve ser diagnosticado, mapeado, planejado, executado e monitorado, trazendo com isso maior segurança no ambiente de trabalho, redução de riscos, maior produtividade, evitando prejuízos com fiscalizações e implementação de modificações e adaptações em curto espaço de tempo, o que poderá onerar em muito os custos do negócio rural antes inexistente.

Importante destacar que referida norma aplica-se a todas as atividades da agricultura, pecuária, exploração florestal e aquicultura, bem como às atividades de exploração industrial desenvolvidas em estabelecimentos agrários.

Como principais pontos podemos destacar:

Estar o estabelecimento rural equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros; e em havendo mais de 10 empregados deverá haver pessoa com treinamento para este fim.

Vedada a manipulação de quaisquer agrotóxicos e produtos afins por menores de 18 (dezoito) anos, maiores de 60 (sessenta) anos e por gestantes.
Disponibilização gratuita de ferramentas adequadas ao trabalho e às características físicas do trabalhador, substituindo-as sempre que necessário.
Fornecimento e exigência de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Disponibilização de instalações sanitárias, fixas ou móveis, compostas de vasos sanitários e lavatórios na proporção de um conjunto para cada 40 empregados ou fração separados por sexo.
Caso os empregados realizem suas refeições nas frentes de trabalho, deverá ser disponibilizado abrigo fixo ou móvel para alimentação e proteção contra intempéries.

O veículo de transporte coletivo dos empregados deve possuir autorização emitida pela autoridade de trânsito, transportar todos os passageiros sentados, ser conduzido por motorista habilitado e devidamente identificado e possuir compartimento resistente e fixo para a guarda das ferramentas e materiais separado dos passageiros.

Esperar ser fiscalizado, ou mesmo ser denunciado, pode trazer uma série de consequências indesejáveis, sem falar no alto custo de implantação de referidas adaptações em curto espaço de tempo.

De outro lado, importante frisar que a NR 31 também impõe obrigações aos trabalhadores rurais, como o cumprimento das determinações sobre as formas seguras de desenvolver suas atividades, adoção de medidas de proteção determinadas pelo empregador (sob pena de constituir ato faltoso a recusa injustificada), submeter-se aos exames médicos previstos na NR e colaborar com a empresa na aplicação da mesma.

Por fim, e em resumo, a norma traz em seu conteúdo o que os empregadores rurais devem implementar de ações de segurança e saúde para a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho na unidade de produção rural. Para tanto, deve-se atender uma ordem de prioridades definida na própria norma, como a eliminação de riscos através da substituição ou adequação dos processos produtivos, máquinas e equipamentos; adoção de medidas de proteção coletiva para controle dos riscos na fonte; e adoção de medidas de proteção pessoal.

Um diagnóstico e planejamento de implantação de forma gradativa das inevitáveis exigências da NR 31 pode colocar o negócio rural em aceleração de crescimento, maior rentabilidade e proveitosa redução de custos. Conte com a equipe da EPB Engenharia e Inspeções no auxílio para a melhores medidas de proteção e saúde do homem no campo.

Eduardo Barrozo Engenheiro industrial mecânico e de segurança do trabalho.  Diretor técnico da EPB Engenharia e Inspeções.

Deixe um comentário

ÚLTIMOS POSTS

avcb
Auditoria de segurança do trabalho
Leia Mais
NR12 A implementação é possível com um passo de cada vez. Uma explanação técnica!!!
Leia Mais
Polish 20210603 023316217
Inspeções Industriais em PCVs, Manômetros e Manovacuômetro
Leia Mais
Laudo de Inspeção Predial
Leia Mais
Screenshot 20230203 191155 Google
Laudo SPDA
Leia Mais
b1
Leia Mais
10
Laudo Nr20. Inspeções em áreas de líquidos inflamáveis
Leia Mais
11
Leia Mais
n12 5
Leia Mais
Sistemas de combate à incêndio.
Projeto Sistemas de combate à incêndio.
Leia Mais
Polish 20210603 024426404
Leia Mais
p1
Projetos industriais
Leia Mais
p8
COMO PROJETAR SUA INDÚSTRIA, USINA OU SEDES DE FAZENDAS? SOMOS ESPECIALISTAS EM PROJETOS ESTRUTURAL – METÁLICA, ELETRICA E CIVIL!
Leia Mais
10
Laudos e prontuários nr20
Leia Mais
r14
Projetos e Inspeções em Silos de Armazenagem
Leia Mais
Polish 20210603 024426404
Os 5 itens mais autuados na NR 12
Leia Mais
b1
NR12 A implantação é possível com um passo de cada vez!
Leia Mais
t1
TOPOGRAFIA COM ESTAÇÃO TOTAL E RTK – GPS EM FAZENDAS, USINAS E INDÚSTRIAS
Leia Mais
×