EPB ENGENHARIA

Perícias e Investigações

Perícias e Investigações

A EPB Engenharia possui um departamento totalmente voltado a Pericias e Investigações. 

pericia e investigacao

INVESTIGAÇÃO DE INCÊNDIO

A investigação ou perícia de incêndio consiste em um levantamento cuidadoso da cena danificada para estabelecer a origem do incêndio e, eventualmente, se a causa é acidental, natural ou criminosa. Estabelecer a causa é vital para garantir que eventos semelhantes não ocorram, isso, obviamente, para os casos de incêndio acidental ou natural.

Esta perícia tem bastante semelhança com outras investigações forenses, entretanto, com inúmeras dificuldades e perigos adicionais, como, por exemplo, o risco de queda de materiais da edificação em avaliação ou, até mesmo, o de desabamento desta.

Nesta perícia é necessário que o Expert que desenvolve a investigação tenha conhecimento da natureza e da química do fogo, do comportamento da ignição e da chama, da reação de cada tipo de material frente a mudança de temperatura, entre outros. Desta forma, serão feitas explanações sobre os principais aspectos a serem avaliados. 

O fogo ocorre devido à reação exotérmica da combustão (queima), produzindo calor e luz. Para que um incêndio ocorra, três componentes devem estar presentes: uma fonte de combustível, um oxidante e uma quantidade suficiente de energia na forma de calor. Juntos, eles formam o triângulo do fogo. Um quarto fator também pode ser descrito – uma reação em cadeia química auto-sustentável – para produzir o tetraedro de fogo.

×