EPB ENGENHARIA

1615399582618050 1
04
jul 22

Inspeção em pontos de ancoragem em usinas e fazendas

Quando o assunto envolve procedimentos em altura elevada, a preocupação é grande. Saiba, porém, que é possivel afastar o risco de quedas e proporcionar um trabalho com muita segurança.
É isso que a inspeção dos sistemas de proteção contra quedas com ancoragens faz, quando executada com ferramentas e métodos certificados.
Veja como funciona a inspeção de ancoragem realizada pela EPB ENGENHARIA.
A inspeção de ancoragens é um conjunto de procedimentos que proporciona segurança para o ambiente de trabalho em altura. Ela é a protagonista na série de ações necessárias para a proteção contra quedas.
Quando um trabalhador vier a cair durante o serviço, esse sistema de proteção contra quedas vai sustentar a força da eventual queda, mantendo o funcionário suspenso, isto é, retendo a força da queda e impedindo o impacto contra o solo.
O sistema de proteção contra quedas (SPCQ) é composto por três pontos principais: o suporte para o usuário (cinto de segurança paraquedista, por exemplo), o elemento de ligação (como trava-quedas e talabartes) e o(s) ponto(s) de ancoragem (os dispositivos com olhais, adaptadores intermediários e locais onde esse sistema será fixado — como degraus, pilares ou vigas de concreto armado, entre outros — para que haja estabilidade).
O inspetor deve conferir o projeto original e fazer comparações com aquilo que foi executado. Depois disso, é feita a avaliação específica dos pontos. O próprio projeto trará indicações sobre a forma certa de avaliar e testar.
O tipo de material também influencia no modelo de inspeção recomendado. Por exemplo: equipamentos metálicos costumam ter mais durabilidade, contudo, os impactos frequentes podem levá-los à deformação definitiva.
Como consequência, sua funcionalidade mecânica pode sofrer danos. Outro potencial problema é que as ferramentas feitas com esse elemento estão sujeitas a processos corrosivos. Por essa razão, para esse aparelho é imprescindível fazer testes de oxidação para verificar se existe ferrugem.
Já para testar a capacidade mecânica, são essenciais outras experiências de averiguação. Nesse caso, o inspetor pode pingar um líquido sobre a superfície de uma peça. Se ele penetrar nesse equipamento, é por que existem pontos de fissura ou ranhura.
O método visual também pode ser adotado para as verificações mecânicas. Assim, coloca-se uma lâmpada especial contra o dispositivo para observar todas as suas imperfeições. Há vários tipos de testes: mecânicos, químicos ou combinados.
A exposição ao clima, como chuvas e sol, é outro fator de desgaste para essas estruturas — uma razão a mais para deixar a inspeção de ancoragem sempre em dia.
Proporcione segurança em trabalhos em altura de suas equipes. Consulte a EPB ENGENHARIA e mantenha os pontos de ancoragem e linhas de vida sempre inspecionados.
EPB ENGENHARIA PENSANDO EM VOCÊ E NA SUA VIDA PLENA.

Deixe um comentário

ÚLTIMOS POSTS

avcb
Auditoria de segurança do trabalho
Leia Mais
NR12 A implementação é possível com um passo de cada vez. Uma explanação técnica!!!
Leia Mais
Polish 20210603 023316217
Inspeções Industriais em PCVs, Manômetros e Manovacuômetro
Leia Mais
Laudo de Inspeção Predial
Leia Mais
Screenshot 20230203 191155 Google
Laudo SPDA
Leia Mais
b1
Leia Mais
10
Laudo Nr20. Inspeções em áreas de líquidos inflamáveis
Leia Mais
11
Leia Mais
n12 5
Leia Mais
Sistemas de combate à incêndio.
Projeto Sistemas de combate à incêndio.
Leia Mais
Polish 20210603 024426404
Leia Mais
p1
Projetos industriais
Leia Mais
p8
COMO PROJETAR SUA INDÚSTRIA, USINA OU SEDES DE FAZENDAS? SOMOS ESPECIALISTAS EM PROJETOS ESTRUTURAL – METÁLICA, ELETRICA E CIVIL!
Leia Mais
10
Laudos e prontuários nr20
Leia Mais
r14
Projetos e Inspeções em Silos de Armazenagem
Leia Mais
Polish 20210603 024426404
Os 5 itens mais autuados na NR 12
Leia Mais
b1
NR12 A implantação é possível com um passo de cada vez!
Leia Mais
t1
TOPOGRAFIA COM ESTAÇÃO TOTAL E RTK – GPS EM FAZENDAS, USINAS E INDÚSTRIAS
Leia Mais
×