EPB ENGENHARIA

b1
23
nov 21
A importância da implantação da NR12
  • 23 de novembro de 2021
  • gomesweb

Com o objetivo de reduzir os riscos de acidentes em ambientes industriais, foi criada a normas regulamentadoras de segurança e requisitos obrigatórios para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Entre as mais significativas e completas, está a NR-12, que assegura critérios de proteção de máquinas, equipamentos e áreas operacionais com tráfego de pessoas.

O responsável pela fiscalização do cumprimento da NR-12 é o Ministério Público em conjunto com o ministério da economia. De tempos em tempos, o órgão envia profissionais às empresas para inspecionar e avaliar a segurança no trabalho e a adoção de práticas compatíveis com as determinações da norma.

Resumidamente, a NR-12 exige que sejam consideradas medidas:
– de eliminação dos riscos
– de proteção coletiva;
– de engenharia de controle
– administrativas ou de organização do trabalho;
– de proteção individual.

O ambiente industrial conta com estruturas complexas, são máquinas e equipamentos para as mais variadas funções. E nesse universo, garantir a proteção e segurança dos colaboradores que irão operá-los é indispensável! Com esse objetivo, em 8 de junho de 1978 foi publicada pela Portaria MTb n.º 3.214 a Norma Regulamentadora Nº 12 e desta época até hoje ela vem evoluindo.

O maior objetivo da NR-12 é assegurar critérios de proteção de máquinas, equipamentos e áreas operacionais com tráfego de pessoas. Também visa regular as questões técnicas, relacionadas aos dispositivos dinâmicos de acionamento e desligamento. E, ainda, busca proporcionar melhorias nas condições de trabalho e fazer com que as empresas trabalhem com equipamentos completamente seguros.

Sendo assim, ela estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título. Na prática, trata-se de proteger os operadores de riscos que possam ter consequências graves como esmagamento, amputamento, queimaduras ou intoxicação.

Desde a sua data de publicação, a NR-12 sofreu atualizações para manter-se em conformidade com as demandas de segurança dos trabalhadores diante das inovações do mercado. Ela estimula a adesão de tecnologias mais avançadas de monitoramento, que funcionam a partir de sistemas automatizados de sensores e redes de comunicação industrial, aumentando assim a segurança das equipes e, também, a sua produtividade.

No caso de descumprimento dessas medidas, tanto o empregado quanto o empregador podem sofrer as consequências. Os colaboradores que deixarem de seguir as diretrizes correm o risco de sofrer acidentes. Já à empresa, pode acarretar diversas consequências como: aumento dos riscos de acidente de trabalho, insegurança entre os colaboradores, pagamento de multas e outras penalizações, além de indenizações em processos trabalhistas e manchar o nome da empresa no mercado.
Consulte a EPB Engenharia para Inspeções, laudos, análises de risco e projetos relacionados à NR-12.

Deixe um comentário

ÚLTIMOS POSTS

avcb
Auditoria de segurança do trabalho
Leia Mais
NR12 A implementação é possível com um passo de cada vez. Uma explanação técnica!!!
Leia Mais
Polish 20210603 023316217
Inspeções Industriais em PCVs, Manômetros e Manovacuômetro
Leia Mais
Laudo de Inspeção Predial
Leia Mais
Screenshot 20230203 191155 Google
Laudo SPDA
Leia Mais
b1
Leia Mais
10
Laudo Nr20. Inspeções em áreas de líquidos inflamáveis
Leia Mais
11
Leia Mais
n12 5
Leia Mais
Sistemas de combate à incêndio.
Projeto Sistemas de combate à incêndio.
Leia Mais
Polish 20210603 024426404
Leia Mais
p1
Projetos industriais
Leia Mais
p8
COMO PROJETAR SUA INDÚSTRIA, USINA OU SEDES DE FAZENDAS? SOMOS ESPECIALISTAS EM PROJETOS ESTRUTURAL – METÁLICA, ELETRICA E CIVIL!
Leia Mais
10
Laudos e prontuários nr20
Leia Mais
r14
Projetos e Inspeções em Silos de Armazenagem
Leia Mais
Polish 20210603 024426404
Os 5 itens mais autuados na NR 12
Leia Mais
b1
NR12 A implantação é possível com um passo de cada vez!
Leia Mais
t1
TOPOGRAFIA COM ESTAÇÃO TOTAL E RTK – GPS EM FAZENDAS, USINAS E INDÚSTRIAS
Leia Mais
×