Treinamentos ligados à Saúde e Segurança
Treinamentos ligados à Saúde e Segurança
Os treinamentos devem ser aplicados por todas as empresas públicas e privadas que possuam profissionais sob a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
TREINAMENTOS
Quais empresas devem fazer os treinamentos NR?
Os treinamentos devem ser aplicados por todas as empresas públicas e privadas que possuam profissionais sob a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Logo, é necessário que a companhia tenha colaboradores qualificados a cada função, conheça a legislação sobre Saúde e Segurança do Trabalho e conheça seu ambiente corporativo para a prevenção de possíveis acidentes.
Além disso, é importante que as empresas promovam os treinamentos NR e estejam sempre se atualizando sobre as normas.
A corporação que não cumprir com as exigências legais fica sujeito à penalidades dos órgãos fiscalizadores e essas penalidades podem variar de acordo com o risco que será avaliado.
No entanto, é importante compreender que a obrigação legal não é a prioridade. A principal questão das NRs é investir na saúde e segurança de todos os membros da equipe.
Vale lembrar que os cursos não são transferidos de uma empresa para outra. Ou seja, se o profissional sai da companhia A e começa a atuar na companhia B, será necessário que ele faça novamente o treinamento NR.
Por isso, em busca de tornar o ambiente empresarial dotado de práticas protetivas, muitos gestores recorrem aos treinamentos NR (Normas Regulamentadoras).
Todos os colaboradores treinados pela EPB ENGENHARIA recebem um cracha personalizado com o logo de sua empresa com QRcode com os treinamentos dele. Assim fica muito mais fácil controlar se para determinada atividade aquele colaborador tem o devido treinamento e se o mesmo está válido. Trata-se de uma ferramenta extremamente útil para equipes de auditoria SSO em campo.
Quais são os principais treinamentos das normas regulamentadoras (NRs)?
Ter o conhecimento sobre a aplicação das Normas Regulamentadoras é de extrema importância para que a companhia promova um ambiente de trabalho seguro e, consequentemente, melhore indicadores como o absenteísmo, turnover, clima organizacional, entre outros.
É uma tarefa difícil dizer quais treinamentos são mais importantes, pois depende muito do ramo que a empresa segue. No entanto, existem as normas básicas das quais toda corporação deve se atentar.
PRINCIPAIS NRs
Abaixo vamos expor as principais NRs que devem ser postas em treinamento
NR 1 – Disposições Gerais
A NR1 trata das atribuições da SSST (Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho) e outros órgãos no cuidado com a segurança e a vida dos colaboradores.
NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
A NR12 atua na confecção e manuseio de máquinas e equipamentos em diversas corporações.
NR 8 – Edificações
A NR8 trata da prevenção referente às edificações. Ou seja, cuida do isolamento térmico e acústico, prevenção contra quedas em andares superiores e o emprego de materiais ou processos antiderrapantes no caso de locais escorregadios.
NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados
A NR33 atua na promoção da boa condição atmosférica e ventilação do ambiente em questão.
NR 35 – Trabalho em Altura
A NR35 trabalha na prevenção de acidentes em todo trabalho desempenhado a partir de 2 metros do chão.
NR 6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI)
A NR6 fala sobre a obrigatoriedade dos EPIs, sua higienização, validade e manuseio.
NR 11 – Segurança na operação de equipamentos de içamento
NR20 operação com Líquido Inflamável
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
A NR10 atua na prevenção de incêndios e explosões.
NR13 vasos de pressão
NR23 Brigada de Emergências